Som, Arte e tecnologia

SOMAR é um espaço dedicado ao som, arte e tecnologia em Lisboa que promove eventos em diferentes formatos.

Meetups

Eventos mensais e gratuitos, dedicados ao encontro de pessoas interessadas na livre troca de experiências com ferramentas digitais e analógicas no campo das artes do som.

Workshops

Cursos de curta e longa duração, voltados para a capacitação e treinamento de artistas e interessados nas teorias, métodos e ferramentas das artes digitais e sonoras.

Palestras

Falas e apresentações onde artistas e pesquisadores convidados promovem discussões sobre seus trabalhos e temas inseridos na interseção entre arte e tecnologia.

Residências

Período de vivência de artistas convidados em um espaço de experimentação artística colaborativo, voltado para o desenvolvimento de pesquisa e trabalhos em som, arte e tecnologia.

Próximos eventos

O SOMAR promove eventos diversos como cursos, exposições, concertos, palestras e apresentações em diferentes formatos.

SOMAR + IA.e.ARTE

Em Agosto o SOMAR dedica-se ao tema “Inteligência Artificial (IA) e Som” com um conjunto de falas a abordar o atual cenário das IAs nas artes digitais.


Saiba mais

PROGRAMMING SOUND 

Encontro mensal dedicado à exploração de ferramentas digitais e de programação usadas para criação e desenvolvimento nas artes sonoras.


Saiba mais

AGENDA COMPLETA

Consulte nossa agenda completa aqui para conhecer nossos eventos passados e atuais. 


Saiba mais

Quem somos

O SOMAR é composto por artistas, curadores e pesquisadores do campo de Arte e Tecnologia. Saiba mais sobre cada um: 

Giuliano Obici

Fundador 

Giuliano Obici é artista e professor do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil). Doutor formado em música, comunicação e psicologia. Seus projetos artísticos e de pesquisa foram apresentados em diferentes contextos, festivais, galerias, bienais e conferências em Viena, Nova York, Rio de Janeiro, Berlim Londres, Bogotá, Oslo, Kassel, Lisboa, São Paulo, entre outros. Seu trabalho está relacionado com percepção, som e mídia, bem como aspectos políticos, éticos e estéticos das tecnologias.

Magno Caliman

Gestão de projetos e Curadoria

Magno Caliman é artista sonoro, educador e creative coder. Vê nas linguagens de programação, e na criação/modificação de circuitos eletrônicos, lugares de especulação poética, premissa essa que guia tanto sua produção artística quanto acadêmica. Bacharel em Composição Musical e Mestre em Educação, pesquisa e desenvolve metodologias de ensino e aprendizagem de programação em contexto das artes.

Lia Carreira

Gestão de projetos e Curadoria

Lia Carreira é artista, curadora e pesquisadora em Arte e Tecnologia e atua na interseção entre estudos de software e curadoria. É bacharel em Comunicação Social (Ufes/Brasil), Mestre em Tecnologias da Comunicação e Estéticas (Ufrj/Brasil), Mestre em Media Art (Danube University Austria, Aalborg University Denmark e Hong Kong City University) e atualmente desenvolve doutoramento em Arte na Southampton University (UK) com projeto voltado para a curadoria como processo experimental e o espaço expositivo como laboratório.